Nova York - As Nações Unidas e a União Africana (UA) assinaram esta quarta-feira (21) dois acordos para o reforço da cooperação no apoio à manutenção da paz.
O primeiro entendimento permite que o pessoal da UA seja formado em administração e receba recursos para áreas como liderança, reforço de competências técnicas e evolução de carreiras.
O subsecretário-geral para o Apoio às Operações no Terreno da ONU, Athul Khare, e o vice-chefe da União Africana, Erastus Mwencha, também firmaram um entendimento para o intercâmbio de profissionais.
Vários funcionários das duas organizações vão passar três meses a operar com a área logística na manutenção da paz e setores como tecnologia, administração e finanças.
Em nome da UA, Mwencha disse que num mundo virtual é rara a partilha de conhecimentos face a face e que a sua entidade valoriza o enriquecimento através da nova abordagem na contínua colaboração.
Khare revelou que as Nações Unidas também esperam ter benefícios com a experiência da União Africana ao mandarem funcionários do Departamento de Apoio às Operações no Terreno ao continente.