O "Welcome to", projeto online que pretende desenvolver uma plataforma digital de informação turística sobre os países lusófonos, vai lançar um portal sobre São Tomé e Príncipe até ao final de agosto.
"O site de São Tomé e Príncipe já está em construção e penso que estará 'online' já no final de agosto", disse Paulo Costa.
Segundo o responsável, "o 'Welcome to' é um projeto que existe desde 2012 e pretende criar uma plataforma digital de informação turística que reúna os países de língua oficial portuguesa".
"Começámos o projeto por Angola ('Welcome to Angola'), há quatro anos, pois o país estava num período de um grande crescimento económico e várias componentes permitiram que se começasse por ai", acrescentou.
Paulo Costa disse que agora será a vez de São Tomé e Príncipe e entretanto já foram iniciados também os contactos para se criarem os portais para Moçambique - previsto para o início de 2017 -, e Cabo Verde.
"O site de São Tomé é uma réplica do que já temos para Angola ( www.welcometoangola.co.ao ). Temos parcerias com as instituições públicas, o máximo possível, mas o projeto é de iniciativa privada, financiado pela publicidade", salientou.
"Este projeto passa por criar uma equipa local, o que já estamos a fazer em São Tomé e Príncipe, com um parceiro local, uma empresa que já atua no país ", sublinhou.
Segundo o responsável, a equipa em São Tomé e Príncipe recolhe todos os tipos de dados e fotos, enviando posteriormente para uma equipa de gestão de conteúdos do "Welcome to", que está baseada em Lisboa, que atualizará frequentemente o portal, como já faz para Angola.
"Vamos mapear São Tomé e também a Ilha do Príncipe, identificando os locais de interesse turístico a visitar, nomeadamente o património cultural e histórico do país", referiu.
De acordo com Paulo Costa, o objetivo é também de informar todas as infraestruturas existentes nas duas ilhas, como hotéis, restaurantes, aluguer de automóveis, supermercados, farmácias, clínicas entre outros, que possam interessar a quem deseje visitar São Tomé e Príncipe.
Os portais são bilíngues, em português e em inglês.