Madrid - (Corrigida). O Complexo Turístico de Itaipu, no Paraná, região sul do Brasil, ganhou o prêmio da Organização Mundial do Turismo na categoria Pesquisa, Tecnologia e Inovação.

O 12º Prêmio de Excelência e Inovação em Turismo, da OMT, foi realizado em Madri, na Espanha, na quarta-feira, durante a Feira Internacional de Turismo.

O complexo, localizado em Foz do Iguaçu, no Paraná, ficou em primeiro lugar em reconhecimento às estratégias de desenvolvimento sustentável. A região recebe mais de 800 mil turistas por ano e arrecada aproximadamente US$ 3 milhões, o equivalente a R$ 12 milhões.

Parte do dinheiro é destinado a um fundo que patrocina pesquisas sobre energias renováveis, projetos ambientais e intercâmbio técnico no Parque Tecnológico de Itaipu.

O outro brasileiro no evento foi o Projeto Fartura, que promove festivais gastronômicos em todo o Brasil. A gastronomia é usada especialmente para atrair turistas. O Projeto Fartura ficou em segundo lugar na categoria Inovação em Empresas.

O prêmio da OMT é uma forma de reconhecimento da agência da ONU pelo poder de criação, disseminação e inovação no setor do turismo.