Praia - As tarifas máximas por linha e o registo de tarifas no transporte aéreo regular doméstico de passageiros pelas transportadoras aéreas licenciadas e aprovadas pela AAC já estão em vigor em vigor em Cabo Verde desde domingo (1).
Com o novo regulamento o passageiro vai ter a possibilidade de viajar em condições vantajosas e as operadoras vão fazer a gestão da procura em função da época da realização das viagens, onde vão disponibilizar mais tarifas promocionais.
As tarifas médias vão depender da gestão das operadoras, ou seja, se as operadoras oferecerem só as tarifas máximas até ao limite de 80% a tarifa média vai aumentar, segundo a Inforpress.
Em função da procura, as operadoras também podem oferecer uma percentagem de lugares abaixo dos 50% disponibilizando a outra parte nas promocionais que vai fazer com o consumidor, isto é, tudo vai depender da gestão das operadoras.
O regulamento aprovado pretende ser um estímulo para as rotas menos rentáveis, nomeadamente as que servem as ilhas de Maio e São Nicolau.
As transportadoras devem permitir pelo menos uma mudança de datas de voo, as passagens devem permitir o máximo de um ano de estadia a contar da data do início da viagem e sem restrição de compra antecipada por dia.
As transportadoras licenciadas devem ainda consentir a franquia de bagagem registada no mínimo de 20 quilogramas.