Brasília - As duas transportadoras aéreas cabo-verdianas cancelaram, nesta segunda-feira (26), vários voos entre as ilhas do arquipélago por causa da bruma seca que cobre o país, segundo a Aeroportos e Segurança Aérea (ASA).
Tanto a Transportes Aéreo de Cabo Verde (TACV) como a Binter Cabo Verde cancelaram todos os voos domésticos, com exceção daqueles com destino às ilhas do Sal e da Boavista, informa a agência Lusa.
Os voos cancelados foram os previstos para as ilhas de São Vicente (aeroporto internacional), Maio e São Nicolau (aeródromos), indicou a fonte da ASA, informando que não houve alteração nos voos internacionais.
Sem precisar o número de passageiros afetados, a empresa que administra os aeroportos cabo-verdianos avançou que as duas companhias aéreas vão manter os voos para essas ilhas suspensos até as condições do tempo melhorarem.
O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) cabo-verdiano informou que a bruma seca cobre todo o arquipélago há vários dias e vai continuar nas próximas horas.
De acordo com a meteorologista de serviço, Ambrosina Évora, a bruma é constituída por poeiras provenientes da costa ocidental africana, da região da Mauritânia.
A responsável disse que a bruma seca vai condicionar a navegação aérea e marítima, estando o instituto a preparar uma nota para alertar os pescadores para os cuidados a ter no mar por esta altura.