Praia - A Autoridade Turística Central (ATC), em parceria com a Organização Internacional do Turismo (OIT), promove em Setembro, na Cidade da Praia, capital de Cabo Verde, uma conferência internacional para debater e analisar a questão da segurança no setor turístico.
A informação foi avançada, terça-feira (02), pelo presidente da Autoridade Turística Central (ATC), Gil Évora, à margem da cerimónia de entrega de crachás a 50 guias turísticos da ilha de Santiago, tendo realçado que nos dias de hoje, é necessário dar uma maior atenção à questão da segurança.
Tendo em conta que a ideia é ter um turismo de qualidade, afiançou que a ATC vai abrir em Setembro delegações nas ilhas do Sal e da Boa Vista de modo que os operadores turísticos possam prestar um serviço de qualidade, já que 60 por cento (%) da demanda do país a nível turístico provem dessas duas ilhas.
Segundo indicou, nessa primeira fase foram capacitados 300 guias turísticos das ilhas de Santiago, São Vicente, Santo Antão, Sal, Boa Vista e Fogo, e numa segunda fase vai abranger 120 sendo que grande parte da ilha da Boa Vista, uma vez que há uma maior procura.
Para além da vertente linguística, disse que esses profissionais receberam formação sobre a história, geografia, meio ambiente e sistema político cabo-verdiano, sendo que este último é um dos temas muito solicitado pelos turistas.
"Estamos confiantes que a partir deste momento a nossa oferta turística estará mais valorizada e teremos a certeza de que os turistas que visitarem Cabo Verde terão informações qualitativas prestadas pelos guias", explicou salientando que a ideia passa também por capacitar os próprios prestadores de serviços turísticos.
Para o presidente da Autoridade Turística Central, os guias turísticos e os taxistas são duas classes muito importante e fundamental para o sector, uma vez que são as categorias que mais coabitam com os turistas.
"A partir de 01 de Setembro ninguém poderá exercer a profissão de guia turístico sem estar cadastrado e devidamente credenciado com o crachá", afirmou sublinhando que foram contemplados ainda pessoas que receberam formação através de outras entidades sendo que a ideia é terminar o ano com cerca 600 guias turísticos totalmente formados e capacitados.