Luanda - O governo provincial de Benguela, no litoral sul de Angola, quer transformar a região num destino turístico de referência a nível de África, com condições para disputar rendimentos que chegam aos 34 mil milhões de dólares norte-americanos.

Com esse objetivo está a desenvolver o projeto 'Costa Nova', que começou já a ser difundido. As autoridades vão à procura de investimentos, enquanto industriais do ramo voltam a lembrar a necessidade de uma escola básica de formação hoteleira.

Números relativos ao ano de 2013, com os quais o Governo trabalha, indicam que a África do Sul recebeu a maior parte dos 56 milhões de turistas que visitaram o continente, conseguindo um crescimento de 4%

O governador de Benguela, Isaac dos Anjos, tenciona "intrometer-se" na luta pela fortuna que o turismo pode gerar para a economia, informa a rádio VOA.

''A renda é superior a 34 biliões de dólares, uma verba que é possível disputar. Mas, para que saibamos, temos de ter infra-estruturas, daí que estejamos a pensar tudo numa perspectiva metropolitana", indica o governante, que fala, tendo como base as quatro cidades do litoral, em auto-estradas e grandes núcleos habitacionais. Tudo isto no quadro de parcerias público-privadas.

Mas, para os empresários, qualquer projeto de desenvolvimento turístico para a região passa necessariamente pela criação de um escola de hotelaria e turismo e, a este propósito, lembram que um antigo projeto foi "engavetado", sem que se conheçam, até hoje, as razões.