Lisboa - O movimento de passageiros nos aeroportos portugueses em 2015 atingiu um novo recorde, com a marca histórica de 38,9 milhões de passageiros, mais 11% do que no ano anterior, anunciou a ANA, gestora das infra-estruturas, que foi concessionada ao grupo francês Vinci.

O Aeroporto de Lisboa ultrapassou os 20 milhões de passageiros, ou seja, uma subida de 10,7% face ao ano anterior. Nos últimos três anos o aeroporto da capital cresceu 4,8 milhões de passageiros, quando nos oitos anos anteriores o incremento tinha sido de 4,6 milhões.

O Aeroporto do Porto atingiu 8,1 milhões de passageiros, uma subida de 16,7%, ou seja 1,2 milhões de passageiros a mais que em 2014.

Em Faro, o crescimento foi de 6,4%, para os 6,4 milhões de passageiros, enquanto na Madeira se atingiu os 2,7 milhões de passageiros, mais 6,3% que no ano passado. A maior subida percentual foi registada nos aeroportos dos Açores, onde o crescimento foi de 25,7%, chegando a 1,6 milhões de passageiros.

"O crescimento sustentado de passageiros dos últimos anos resulta da atratividade dos aeroportos da rede e do esforço de captação de novas rotas e companhias aéreas. Por outro lado, os últimos dois anos foram marcados por um forte crescimento do tráfego low cost, principalmente em 2015, ano em que o crescimento das companhias low cost foi bastante superior ao registado no segmento tradicional", explica a ANA em comunicado.

"O crescimento do tráfego aéreo é, mercê do modelo regulatório, a alavanca para a realização de investimentos em acréscimo de capacidade, fundamentais para continuar a crescer e para continuar a contribuir para o desenvolvimento das regiões", sublinha ainda a empresa.