Praia - Uma acção de formação sobre "Negócios em Turismo Rural" a ser promovida, em Santo Antão, na próxima terça-feira, marca a abertura oficial da primeira fase do projecto "Rota das Aldeias Rurais de Santo Antão".

A cerimónia de abertura da primeira fase do projecto "Rota das Aldeias Rurais de Santo Antão" será presidida no concelho do Paul pelo primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves.

De acordo com o programa, paralelamente à cerimónia de abertura vão ser apresentados os resultados do concurso "Negócios em Turismo Rural".

O concurso, que decorreu de 11 e 26 de setembro de 2015, teve como objectivo seleccionar iniciativas empresariais/projectos inovadores que, numa primeira fase, beneficiariam de uma acção de formação em "Negócios em Turismo Rural" e, numa segunda fase, serão contempladas com um financiamento a fundo perdido através do "Baú Rural".

Segundo uma nota do Ministério do Turismo Investimentos e Desenvolvimento Empresarial (MTIDE) das 83 candidaturas apresentadas, 30 projectos foram seleccionados (10 por concelho) e 6 suplentes.

Para análise dos projectos, a Comissão de Avaliação das propostas apresentadas, composta por representantes do MTIDE e das três câmaras municipais de Santo Antão, teve em consideração a viabilidade, criatividade, posição geográfica (áreas rurais), interesse para a localidade, poder de arrastamento, empreendedorismo do proponente, oportunidade para jovens.

O projecto "Rota das Aldeias Rurais de Santo Antão" surge da elaboração dos inventários dos recursos turísticos dos três concelhos da ilha que identificaram a existência de possibilidades de colocar a criatividade e empreendedorismo ao serviço dos elementos naturais, culturais e humanos existentes na ilha e, assim, atrair turistas às áreas rurais, lê-se no projecto.

"É um projecto que visa qualificar o turismo rural no quadro do objectivo de diversificar o turismo no país", explicou a ministra do Turismo, Investimentos e Desenvolvimento Empresarial, Leonesa Fortes que, em declarações à Inforpress, disse que se trata de dar corpo ao slogan "um país dez destinos".