Hong Kong - O aumento dos negócios e também do fluxo turístico nos últimos anos poderá abrir espaço para um voo direto entre Angola e Hong Kong, informou terça-feira (17) o cônsul-geral de Angola em Hong Kong, Cupertino Gourgel, segundo informação do jornal China Daily.
Um dos fatores é o promissor comércio bilateral. O cônsul-geral angolano citou o fato de o Fundo Soberano de Angola estar a diversificar a sua carteira com investimentos em sectores industriais. Em conjunto com investidores da China, o Fundo analisa projectos tanto em Angola como no resto do continente africano", citou o China Daily.
O comércio bilateral entre Hong Kong, onde estão sediadas algumas das maiores empresas chinesas com negócios em Angola, cresceu fortemente nos últimos cinco anos e, segundo Gourgel, a importância estratégica da cidade no relacionamento sino-angolano não pode ser subestimada.
"A China é um parceiro estratégico do desenvolvimento de Angola, com um enquadramento bem definido entre as partes, tendo Hong Kong estado a desempenhar um papel de charneira nesse relacionamento." O cônsul lembrou, ainda, que cresceu, nos últimos anos, o número de jovens angolanos que chegam em Hong Kong, muitos para estudar nas universidades locais.