Lisboa - A companhia aérea portuguesa TAP transportou no primeiro semestre do ano mais de 5,2 milhões de passageiros, o que corresponde a aumento de 7,2% face a igual período do ano passado.
De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (7), a companhia transportou nos primeiros seis meses 5.284.000 passageiros. A taxa de ocupação média nos aviões da frota da TAP atingiu 80,1%, o que corresponde a aumento de 3,2%, comparando com o primeiro semestre de 2013.
"A TAP continua, desta forma, a crescer de forma sustentada, reforçando a sua importância no transporte de passageiros de e para Portugal, e fortalecendo o papel estratégico do seu hub em Lisboa, nas ligações entre a Europa, a África e a América Latina", lê-se no comunicado divulgado pela TAP, em Lisboa.
Em junho, a companhia transportou 1.030.045 passageiros, mais 7,3% do que no mesmo mês de 2013.
O crescimento no número de passageiros transportados ocorreu em todos os setores, com destaque para as ligações com as regiões autónomas dos arquipélagos da Madeira e Açores, Europa e Estados Unidos.
A empresa destaca ainda o início dos voos regulares, em junho, para Belém e Manaus, região norte do Brasil, e a abertura em julho de sete novas rotas para destinos europeus. A TAP passa a servir, também a partir deste mês, dois novos destinos na América Latina, designadamente Bogotá, capital da Colômbia, e Cidade do Panamá, a capital panamenha.
Para o continente africano, a transportadora aérea portuguesa retoma em julho os voos para São Tomé, capital do arquipélago de São Tomé e Príncipe, com três voos semanais, operados por um Airbus A320.